Vendas por chat
Vendas por WhatsApp
slideslideslideslideslideslide

Importância das atividades extracurriculares na educação

Quando falamos em escola, logo pensamos em um ensino tradicional. Porém, para o desenvolvimento integral dos alunos o processo de aprendizagem precisa ultrapassar as salas de aula. Sabe por quê? Além da base sólida de conhecimento que é adquirido nas disciplinas teóricas, é fundamental oferecer outros tipos de dinâmicas que irão ajudar a desenvolver habilidades cognitivas, emocionais e afetivas dos estudantes.

Todas as crianças e adolescentes que ingressam em escolas no Brasil devem ser alfabetizados e ensinados segundo a base nacional comum curricular. No entanto, nem sempre esse ensino é suficiente para suprir todas as possíveis lacunas do desenvolvimento pessoal. Dessa forma, é muito importante pensar sobre os tipos de atividades que podem ser oferecidos pela escola. É essencial fazer com que o aluno se sinta incluído e, de fato, faça parte do processo de aprendizagem. Para isso, implementar e incentivar atividades extracurriculares na sua instituição de ensino se mostra como uma forma muito útil de promover a melhora da formação de um indivíduo social.

Essas atividades para além do currículo convencional fazem com que o aluno desenvolva seu perfil emocional, psicológico e o comportamento físico, podendo, ainda, influenciar positivamente no desempenho dos estudantes dentro das salas de aula. Incentivar a prática de atividades extracurriculares beneficia a formação do indivíduo, seja na vida pessoal, profissional e principalmente, acadêmica.

 

Qual é a importância das atividades extracurriculares na escola?

 

A educação formal costuma abordar de forma única o desenvolvimento cognitivo, deixando outros aspectos em segundo plano. As atividades extracurriculares podem auxiliar a escola a complementar a formação dos estudantes em áreas diferenciadas, que vão desde aspectos emocionais até a criatividade.

Com a popularização da internet, o mundo atual se tornou mais moderno e cercado por novas tecnologias que surgem a todo momento. Diante disso, as crianças passaram a ter contato direto com novas ferramentas e interesse por novos dispositivos. Este é apenas um dos pontos que ilustra um cenário que é preciso entender: há uma clara mudança de comportamento e perfil dos alunos.

Sendo assim, oferecer uma educação diversificada é um ponto crucial. Por meio de uma abordagem diferente do modelo tradicional de ensino em sala de aula, é possível manter o interesse dos estudantes em desenvolver novas habilidades, promover uma interação maior e gerar uma socialização muito útil para o ambiente educacional.

Essas atividades são fundamentais para que os estudantes se desenvolvam de maneira completa, não apenas em uma área. Quando outras características são trabalhadas, é possível ensinar habilidades que vão além do conhecimento cognitivo, como relacionamento interpessoal e gerenciamento das emoções.

Tanto o conhecimento técnico quanto as demais habilidades são importantes para o futuro profissional e pessoal dos estudantes. Uma pessoa equilibrada emocionalmente costuma ter mais facilidade para se relacionar, demonstrar suas qualidades e alcançar seus objetivos. Incentivar a prática de atividades extracurriculares é importante para os alunos entrarem em contato com novas culturas e experiências.

 

Esportes

Praticar esportes e atividades físicas faz bem para pessoas de qualquer idade. Para as crianças, é ainda essencial para o desenvolvimento da coordenação motora e psicológica. Isso porque, crianças mais sedentárias e tímidas começam a se tornarem ativas e comunicativas, relacionando-se com maior facilidade com as demais. O ideal para aquelas que já são mais agitadas seria optar por um esporte que estimula o autocontrole e a busca por desafiar seus próprios limites, com respeito e disciplina.

 

Oficinas Artísticas

As oficinas artísticas são capazes de fazer com que as crianças expressem seus sentimento e emoções com mais facilidade, florescendo a criatividade e o pensamento crítico. Outras habilidades que podem ser facilmente desenvolvidas são a concentração, improvisação, dicção e conexão visual com o mundo e suas referências.

 

Inovação e Tecnologia

Já os meios tecnológicos são indicados para crianças que se interessam vertentes mais avançadas, que exijam concentração e raciocínio lógico.

 

Sociabilização

Agora, as práticas sociais desenvolvem fatores humanos como solidariedade, respeito e amor ao próximo, e ainda, senso de colaboração. Sendo assim, todas as atividades que abrangem o lado social de alguma forma auxiliam no desenvolvimento pessoal do indivíduo e futuramente, em entrevista de emprego na área de atuação desejada.

 

Novos Idiomas

Uma forma eficaz de desenvolver o conhecimento dos estudantes na infância, é aprender um novo idioma. Isso porque, ter um segundo idioma agrega no futuro profissional do indivíduo, diante um mercado cada vez mais exigente por profissionais qualificados e completos. Outro fato interessante é que na infância, o conhecimento é absorvido de forma rápida e efetiva.

 

Cursos e Grupos de Estudo

Estudos em grupo, favorecem o aperfeiçoamento da fala e escuta por meio de debates e discussões. Assim, o aluno aprende a viver em sociedade, expor sua opinião e respeitar as diferentes dele.

 

Veja os impactos positivos para a sua escola

 

Do ponto de vista da escola, promover essa diversificação de metodologias de ensino se torna uma oportunidade de se destacar no mercado educacional. Vale lembrar que a inovação é uma conduta indispensável para manter ativos os negócios de qualquer segmento. Portanto, uma formação mais completa se torna o diferencial que coloca o estabelecimento de ensino em evidência.

Além disso, embora o aumento da grade curricular possa incorrer em um aumento no valor pago pelas mensalidades, contar com atividades extras pode ser interessante para ambas as partes envolvidas. Enquanto os pais se sentem mais confortáveis em deixar os filhos mais tempo em um lugar seguro, as escolas geram uma nova fonte de renda.

Na fase de captação, tenha em mente que a matrícula é um produto e as atividades, diferenciais capazes de torná-la mais atrativa. Consequentemente, ela pode ajudar a aumentar o número de matrículas.

Tecnologia do Google TradutorTradutor