Com a globalização, a tecnologia já é uma realidade que impacta diversas esferas da vida humana. No cenário educacional em específico, percebemos uma constante evolução de processos e métodos que vêm transformando a maneira como ensinamos e aprendemos.
A aplicação da inteligência artificial na educação é um tema que vem ganhando cada vez mais espaço com a popularização de IAs como o ChatGPT e Dall-E. Suas ramificações estão sendo analisadas e aplicadas em tempo real e em todas as camadas do nosso cotidiano, inclusive dentro da sala de aula.
Resumidamente, a inteligência artificial, ou simplesmente IA, consiste em uma área das Ciências da Computação. Seu objetivo é fazer com que máquinas realizem tarefas humanas, colocando em prática habilidades como aprender, raciocinar, tomar decisões e resolver problemas. Em seu nível mais básico, a IA é o processo de usar computadores e máquinas para imitar a percepção humana, a tomada de decisões e outros processos para concluir uma determinada tarefa, podendo contribuir para diversos aspectos e ramos da vida humana. Ou seja, quando planejada e implementada de forma correta, o objetivo da IA é otimizar os processos de rotina, impactando positivamente questões como agilidade e eficiência.
Por contribuir ativamente para a melhoria dos processos, a tendência é que as empresas que invistam em IA cresçam de forma constante e se destaquem no mercado em que atuam.
Quais são as vantagens da Inteligência Artificial na educação?
1. Aprendizagem personalizada
Devido a sua grande capacidade de armazenamento e processamento de dados complexos, entender o padrão de aprendizagem de cada aluno em suas individualidades se torna mais fácil, visto que o modelo tradicional de ensino desconsidera muitas particularidades dos estudantes, como o desempenho e a adaptação ao formato ou ritmo de aprendizagem.
Por isso, um dos benefícios da Inteligência Artificial na educação está justamente na capacidade de identificar como o aluno pode aprender melhor, para que, assim, o professor possa desenvolver o ensino por essa via.
Logo, essa prática pode ser feita por meio de soluções tecnológicas para o aprendizado adaptativo, como jogos e uma série de outros programas pensados para a educação.
2. Feedback aos professores
Os benefícios da Inteligência Artificial na educação não se aplicam apenas aos alunos. Ela também contribui muito com o trabalho dos professores.
Nesse contexto, os dados que diversas ferramentas tecnológicas apresentam sobre a aprendizagem dos alunos são valiosíssimos para direcionar o planejamento dos educadores e, consequentemente, ajudar na busca por melhores práticas pedagógicas.
Os desafios da Inteligência Artificial na educação
Apesar de ser uma tecnologia que tem mudado muitos cenários educacionais, a IA ainda é um recurso considerado avançado e com altos custos para ser implantado em todas as instituições do Brasil. Atualmente, a maioria das escolas que estão utilizando a IA são de redes privadas, o que provoca um questionamento de como tornar a inteligência artificial na educação acessível para todos.
Alguns dos principais desafios que a IA ainda precisa enfrentar para adentrar o sistema educacional, tanto público como privado são:
- Alto custo;
- Falta de conhecimento dos benefícios e de uso;
- Infraestrutura insuficiente.
Ou seja, a IA ainda não é acessível para todas as escolas devido a uma combinação de fatores. O investimento em educação no Brasil nunca é o suficiente diante das demandas e dos desafios que o país enfrenta. A evolução do ensino não segue o mesmo ritmo em todas as regiões.
Assim, enquanto falamos na presença de IA em escolas e universidades de regiões ricas e prósperas, há locais que não conseguem nem fornecer o mínimo necessário para um bom desenvolvimento de aprendizagem. Garantir essa inclusão e democratização no acesso a soluções digitais torna-se o desafio central para o setor nos próximos anos.